Europa, República Tcheca, Roteiro

O que fazer em Praga, República Tcheca

11 maio 2020 • por Marianne Teixeira • 0 Comentários

Um lugar com história, romance e até um pouco de diversão, Praga é repleta de pontes e edifícios históricos mágicos que dão à cidade uma vibração de conto de fadas. Contudo, na hora de fazer o roteiro, surge a dúvida: o que fazer em Praga?

O QUE FAZER EM PRAGA
Praça da Cidade Velha – Vista da Torre do Relógio

Para ajudar você a entender mais sobre o que fazer em Praga, eu preparei este artigo para ajudar a organizar na programação da sua viagem. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!


Sobre Praga

Praga é a capital da República Tcheca, com 1.500.000 habitantes. É também a capital da Boêmia (uma região histórica da Europa central, parte ocidental do país).

Do ponto de vista topográfico, Praga é bastante semelhante a Budapeste (capital da Hungria). É cortada pelo rio “Vltava” (o rio mais longo da República Tcheca) que se ergue na Floresta da Boêmia (a oeste).

O QUE FAZER EM PRAGA

Ele se une ao rio Elba em Mělník (que também tem sua nascente na República Tcheca, mas mais ao norte, nas Montanhas Gigantes) e depois deságua no Mar do Norte, ao norte da Alemanha (em Hamburgo).

A moeda na República Tcheca é a Coroa tcheca (CZK) e é representada pelo símbolo Kč. Eu viajei com Euro e troquei por Coroa Tcheca quando cheguei na cidade.

Estive em Praga durante a minha lua de mel, no ano de 2016, quando visitei diversas outras cidades da Europa. Posso dizer, como toda a certeza, que você precisa conhecer Praga o mais rápido possível. É uma cidade que encanta!

Não esqueça que Seguro Viagem é obrigatório na Europa. Contrate o seu com desconto:


Como chegar em Praga?

Optei por chegar em Praga através do trem. Encontrei uma passagem muito boa de 19 euros de Budapeste a Praga. Recomendo que, na hora da planejar sua viagem, você compare o valor das passagens de trem, avião e carro na OMIO.

Contratei antecipadamente junto ao hotel um transfer que nos buscou na estação e nos levou à hospedagem no valor de 15 euros.

Contudo, com a grande oferta de companhia aéreas Low Cost, você também poderá escolher chegar pelo aeroporto.


Seguros Promo

Se você estiver chegando de avião, precisará ir do aeroporto de Praga até o centro da cidade. Para um translado confortável, opte por um traslado de carro com um motorista que o encontrará no aeroporto.

Se você deseja usar o transporte público, há uma parada de ônibus em frente à saída de desembarque dos terminais 1 e 2. Em seguida, você pode pegar o ônibus 119, que o deixará na estação de metrô Nádraží Veleslavín, a partir do qual você pode chegar ao centro da cidade em cerca de dez minutos ou até o seu hotel.


Hospedagem em Praga

Em minha viagem para Praga, eu optei por escolher o Hotel Leonardo Prague que possui uma excelente localizando, possibilitando que eu fizesse praticamente tudo a pé.

O QUE FAZER EM PRAGA
Imagem da janela do quarto – Fonte: divulgação

Para você ter uma ideia, a famosa Ponte Charlie fica localizada a apenas 300 metros desse hotel. Além, é claro, da decoração que remete a Art Nouveau de Praga.

Mas é claro, há diversas opções de hotéis, e você deve escolher aquele que mais se enquadra em seu orçamento e comodidade.



Booking.com


O que fazer em Praga?

Ponte Charlie

A Charles Bridge é para Praga o que a Tower Bridge é para Londres. É a ponte mais conhecida da cidade e um dos itens mais populares da sua lista do o que fazer em Praga.

A ponte pode ficar lotada, mas em determinados momentos do dia e em certas épocas do ano, você pode experimentar sua beleza sem as multidões. Tarde da noite, assume uma atmosfera romântica, enquanto no inverno, coberta de neve, tem um caráter mágico.

Mas o que torna a Ponte Charles tão incrível? Sua história é impressionante, para começar. A construção começou em 1357 e foi concluída em 1402 sob as ordens de Carlos IV, que desejava ligar os dois lados da cidade que foram separados pelo Vltava.

Hoje ainda é uma grande travessia entre a Cidade Velha e o Castelo de Praga, portanto é provável que você cruze a ponte várias vezes durante a sua visita.

Não deixe de subir na torre da ponte da Cidade Velha para ter uma vista aérea e passar um tempo na ponte apreciando a música tocada pelos músicos de rua e comprando lembranças de muitos fornecedores.

Praça da Cidade Velha e o Relógio Astronômico

Localizada no coração do centro histórico de Praga, a Praça da Cidade Velha é uma grande praça pública que forma um popular ponto de encontro e um dos lugares mais conhecidos de Praga.

O QUE FAZER EM PRAGA
Um das vistas do alto do relógio

Rodeada por cafés, restaurantes e bares, é um ótimo lugar para caminhar e sair. Por isso, tome seu tempo tomando café enquanto assiste e admira a impressionante arquitetura histórica ao seu redor, ou venha à noite para apreciar a atmosfera vibrante que reina lá depois do anoitecer.

A arquitetura conta com a presença do Orloj, o famoso relógio astronômico medieval localizado na parede da Prefeitura Municipal da Cidade Velha. É possível subir e conhecer o maquinário do relógio, assim como apreciar a vista incrível da praça,

No Natal e na Páscoa, a praça é cheia de vida, com cenas, sons e cheiros dos mercados da época. O mercado de Natal é particularmente popular com seu estilo medieval, sua grande árvore de Natal e seus shows e, claro, muitas barracas para comprar presentes exclusivos.

Castelo de Praga

Segundo o Guinness Book, o Castelo de Praga é o maior dos castelos antigos do mundo, e isso parece ser motivo suficiente para incluí-lo na lista do o que fazer em Praga!

Não há dúvida de que o Castelo de Praga é muito impressionante – seu tamanho, história, arquitetura e jardins constroem juntos a experiência de sua visita, e se você observar a mudança da cerimônia de guarda, será ainda mais especial.

Hoje, é a residência oficial do Presidente da República Tcheca e abriga as joias da coroa da Boêmia, mesmo que não sejam visíveis ao público.

A construção do Castelo de Praga começou em 870, quando o primeiro edifício murado, a Igreja da Virgem Maria, foi construído.

Ao longo dos séculos, o complexo foi enriquecido com a Catedral de São Vito, um palácio e muitos outros edifícios, mas somente em 1929 o castelo foi oficialmente concluído.

Sua importância é posta em perspectiva pelo fato de que a propriedade do castelo permaneceu aqui intacta ao longo do tempo e é responsável pelo nascimento da cidade de Praga.

Uma visita guiada de uma hora ao castelo é oferecida e não deixe de ver os muitos outros edifícios que compõem esse complexo quando você estiver lá.

Passeio de barco pelo Rio Vltava

Uma das coisas mais especiais que fizemos em Praga foi o passeio de barco pelo Rio Vltava, com um jantar sensacional.

Certamente, é um das coisas que valem a pena serem feitas. Nós fizemos com essa empresa e eu recomendo muito. Outras opções podem ser vistas a seguir:

Prédio Dançante

O prédio dançante foi construído entre 1992 e 1996 e pretendia se tornar um centro de atividades culturais.

De uma diferença arquitetônica impressionante com a arquitetura gótica pela qual a cidade é tão conhecida, é precisamente por esse motivo que o prédio dançante causou inicialmente uma verdadeira controvérsia.

Hoje, porém, é aceito pelos habitantes locais e constitui um monumento emblemático para os turistas também por causa de sua aparência peculiar.

Para muitos visitantes, é o bar e restaurante na cobertura que o torna uma grande atração em Praga. Não deixe de tomar um drinque no bar enquanto admira a vista do rio e da cidade ou, se for à noite, desfrute de uma refeição no restaurante.

Parizska Street (rua de lojas de luxo)

Esta avenida moderna, cujo nome se refere ao estilo da metrópole francesa, foi projetada como parte da reabilitação do antigo gueto judeu no final do século XIX. Em muito pouco tempo, casas residenciais luxuosas se instalaram.

A combinação de elementos de estilo antigo com elementos decorativos da Art Nouveau apareceu nos dois lados da avenida.

No térreo da rua, há lojas de luxo e restaurantes da moda. Ainda hoje, esta rua mantém sua atmosfera “parisiense”, pois é uma das ruas mais animadas da velha Praga.

Bairro Judeu

O Bairro Judeu é um dos lugares mais históricos da cidade, onde há muito para ver. Isso porque, mais de 30% dos habitantes de Praga eram judeus e o distrito tinha até uma administração própria.

Quase todos os judeus da cidade foram deportados durante a Segunda Guerra Mundial, e hoje restam apenas 1.000 judeus em Praga.

Para tirar o máximo proveito do bairro judeu de Praga, você deve adquirir um ingresso disponível para vários locais. Não é barato, mas as visitas valem a pena. Um bilhete adulto custa 300 coroas, ou cerca de 11 euros, válido por vários dias.

Várias sinagogas podem ser visitadas, todas igualmente bonitas.

Outro lugar para se visitar no bairro judeu é o cemitério judeu. Aqui, são mais de 12.000 túmulos que espalham o chão, a maioria não sendo visível porque, por falta de espaço, um empilhou-os nos outros.

Museu da Tortura

São poucas as pessoas que sabem que existe um museu em Praga que não é para os fracos de coração, que causa calafrios na pele e terror.

O Museu de Instrumentos Medievais de Tortura (Muzeum stredovekych mucicich nástrojů), conta um pouco do passado escuro que aconteceu, não apenas na República Tcheca, pois os instrumentos de tortura foram coletados em toda a Europa.

Reserve meia hora para visitar o museu pois é simplesmente incrível e você entenderá um pouco mais sobre a história da região.

Beba cerveja e coma Trdelník

Termine qualquer refeição que você fizer em Praga com um Trdelnik sublime e muito acessível. É um pouco como o equivalente ao waffles em Bruxelas: delicioso e presente em todas as esquinas.

E se você estiver um pouco perdido, siga o doce aroma que assombra as ruas da capital, certamente o levará para um das muitas barracas que o vendem.

O QUE FAZER EM PRAGA

Observar essas pequenas joias ganharem vida é quase tão emocionante quanto comê-las. Um filete de massa é enrolado em torno de uma barra de metal quente rotativa e é colocada sobre uma grade até que esteja cozida. É quase como um bolo no espeto.

Além disso, a cerveja é muito acessível em Praga. Por isso, se você é um amante da bebida, certamente vale a pena experimentar várias.


Onde comer e beber em Praga?

Bares e Pubs

Em Praga a cerveja é muito barata e para quem gosta de explorar diferentes sabores, vale a pena conhecer alguns pubs pela cidade. Alguns que fui e recomendo:

Restaurante típico

Tivemos um jantar típico na cervejaria e restaurante U Fleků, que originalmente era um negócio de família fundado em 1499. Conhecida como a mais antiga cervejaria de Praga. Comemos o famoso joelho de porco e costela. Endereço: Křemencova 11

O QUE FAZER EM PRAGA
Joelho de porco

Comendo na Praça do Relógio

Aproveite a Praça do Relógio, além de muitas barracas que vendem cerveja e presunto assado na hora (comemos 500 g de presuntão com cerveja, sentamos no chão da Praça), também há restaurantes muito bons e com um avista incrível. Conhecemos o Caffe Italia, localização Staroměstské nám. 604. Muito bom!


Gostou de saber mais sobre o que fazer em Praga? Então deixe seu comentário, compartilhe e não deixe de acompanhar os demais artigos.

Para acompanhar as viagens de perto, me acompanhe também no Instagram @profissaoturista. Boa viagem! Abraços, Mari.


➠ Organize sua viagem aqui

Abaixo você encontra as melhores empresas que vão ajudar na organização da sua viagem. Quando você faz uma reserva com um link e cupom desconto do PROFISSÃO TURISTA, o blog ganha uma comissão por ajudar na divulgação desses prestadores. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog a ter recursos para continuar produzindo conteúdo. Então, desde já, OBRIGADA!

✈︎ Passagens Aéreas e de Trens: Passagens Promo | Omio

✈︎ Hospedagem: Booking | AirBnB com R$179 off

✈︎ Câmbio: DG Câmbio com desconto (cupom: PROFISSAOTURISTA)

✈︎ Aluguel de Carro: Rent Cars | EasyRentCars | RentalCars

✈︎ Seguro Viagem: Seguros Promo com 5% off

✈︎ Chip Internacional: Viaje Conectado com 10% off | Easysim4u com 10% off

✈︎ Atrações Turísticas e Tours: Get Your Guide

o que fazer em praga
Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post
Topo