Atualizado em 20/05/2020
Está com viagem marcada para Amsterdam ou para outros lugares dos Países Baixos? Saiba como a situação está por aqui em função do Coronavírus e como pode impactar sua viagem a Europa.
Para informações turismo na Holanda, acesse aqui.
Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
Na maioria dos casos, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado. No entanto, também podem causar doenças graves.
A doença de coronavírus (COVID-19) é uma nova cepa que foi descoberta em 2019 e não foi identificada anteriormente em seres humanos.
Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.
As recomendações padrão para impedir a propagação desse vírus incluem lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem a carne e os ovos. Evite contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.
Fonte da informação: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
Para atualização dos números de casos confirmados ao redor do mundo, divididos por países, com atualização frequente, recomendo o site a seguir: Coronavirus COVID-19 Global Cases by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University.
O governo holandês vem adotando medidas preventivas para conter o surto do coronavírus e tais medidas são revisadas de acordo com a efetividade do controle da contaminação.
De acordo com o pronunciamento de 11 e 19 de maio de 2020, abaixo segue atualização de algumas medidas que afetam o turismo e a rotina. Fonte das informações: https://www.government.nl
A partir de 11 de maio
Bibliotecas
As bibliotecas serão reabertas ao público e tomarão medidas para garantir que os usuários possam ficar a 1,5 metros de distância.
Transporte público
- Uso o transporte público apenas se não houver alternativa, evitando horário de pico e mantendo-se o mais distante possível.
- É aconselhável usar uma máscara facial não médica no transporte público. A partir de 1 de junho, será obrigatório.
Escolas
As escolas primárias reabertas a partir de 11/05/2020.
Esportes e jogos
- Crianças de até 12 anos poderão praticar esportes e participar de outras atividades juntas, ao ar livre, sob supervisão.
- Os jovens de 13 a 18 anos poderão praticar esportes juntos ao ar livre, sob supervisão, mas devem ficar a 1,5 metros de distância.
- Os adultos podem praticar esportes ao ar livre a partir de 11 de maio, desde que possam ficar a 1,5 metros de distância. Partidas e competições não são permitidas, nem o uso de vestiários compartilhados.
Trabalhos que exijam contato físico
- A maioria das pessoas em funções que tenham contato poderá executar seus trabalhos novamente, tais como: instrutores de condução, profissionais médicos e paramédicos, profissionais de cabelo e beleza e médicos de medicina alternativa.
- Eles devem ficar a 1,5 metros de distância de seus clientes sempre que possível.
- Eles devem ver os clientes apenas com hora marcada e avaliar possíveis riscos à saúde com antecedência junto com o cliente.
Medidas previstas a partir de 1 de junho
Se a situação permanecer sob controle, a partir de 01/06/2020 outras medidas serão adotadas, tais como:
Restaurantes, bares e cafés – a partir das 12h00
- Restaurantes, bares e cafés podem abrir nas seguintes condições:
- um máximo de 30 clientes (sem contar a equipe);
- deve ser feita reserva prévia;
- todos devem ficar a 1,5 metros de distância (exceto pessoas que moram juntas);
- o estabelecimento deve avaliar os possíveis riscos à saúde com antecedência junto com o cliente.
- Não há um número máximo de pessoas para áreas externas dos estabelecimentos (ao ar livre), mas todos os clientes devem se sentar nas mesas e as pessoas que não moram juntas devem ficar a 1,5 metros de distância.
Instituições culturais – a partir das 12h00
- Cinemas, teatros e salas de concerto podem reabrir nas seguintes condições:
- um máximo de 30 pessoas na platéia por auditório;
- deve ser feita reserva prévia;
- o local deve avaliar os possíveis riscos à saúde com antecedência junto ao cliente;
- todos devem manter uma distância de 1,5 metros dos outros.
- Museus e locais históricos podem reabrir se as pessoas comprarem os ingressos com antecedência e os riscos à saúde forem avaliados com antecedência. O número máximo de visitantes depende do edifício. As pessoas devem ficar a 1,5 metros de distância.
- Escolas de centros de música e artes podem admitir até 30 pessoas em seus edifícios. As pessoas devem ficar a 1,5 metros de distância.
- O Jardim das Tulipas – Keukenhof também teve sua abertura comprometida e, por conta disso, não foi aberto em 2020
Grupos nas ruas
- As pessoas podem se encontrar nas ruas mantendo 1,5 metros de distância.
- Os edifícios abertos ao público podem admitir até 30 pessoas por vez, sem contar os funcionários. Aqui também as pessoas devem ficar a 1,5 metros de distância.
- As pessoas são fortemente aconselhadas a manterem-se a 1,5 metros de distância de qualquer visitante de sua casa – dentro de casa, em jardins e varandas.
Escolas
- As escolas secundárias serão reabertas em 2 de junho. As escolas tomarão medidas para garantir que todos possam manter 1,5 metros de distância. Na prática, isso significa que nem todos os alunos podem frequentar a escola ao mesmo tempo.
- As escolas secundárias de educação especial serão reabertas para todos os alunos no dia 2 de junho. Essas escolas também tomarão medidas para garantir que todos possam manter uma distância de 1,5 metros. Isso exigirá uma abordagem personalizada e manter uma distância nem sempre será possível nesse tipo de escola.
- As escolas primárias estarão abertas seu horário regular a partir de 8 de junho, a menos que a pesquisa atualmente em andamento mostre que isso não é seguro.
- A partir de 8 de junho, as crianças poderão frequentar os cuidados fora da escola (BSO) nos dias indicados no contrato com o prestador de cuidados infantis.
- A partir de 8 de junho, os cuidados infantis de emergência estarão disponíveis apenas para filhos de pais que trabalham à noite, noites ou fins de semana no setor de saúde (até 1º de julho).
- Em 15 de junho, as escolas de ensino profissional secundário (MBO), instituições de ensino profissional superior (HBO) e universidades reabrirão de forma limitada a exames, treinamento prático e fornecerão apoio a estudantes vulneráveis.
O distanciamento mínimo entre as pessoas de 1,5 m se não respeitado é passível de multa.
Transporte em Amsterdam
Para obter as informações mais recentes sobre voos para ou de Amsterdam e as medidas adotadas no aeroporto, consulte o site do aeroporto Schiphol.nl.
Transporte público
- Aconselhado o uso do transporte público apenas para viagens essenciais.
- A partir de 1º de junho, os passageiros com 13 anos ou mais deverão usar uma máscara facial não médica em bondes, ônibus, balsas, metrôs e trens. Nas estações, nas plataformas e nos pontos de ônibus e bonde, não são necessárias máscaras, mas as pessoas devem ficar a 1,5 metros de distância das outras.
- Os passageiros que não usarem máscara facial após 1 de junho podem ser multados em € 95.
Medidas de precaução
Cuide da sua saúde e proteja outras pessoas. Siga as recomendações abaixo:
- Lave as mãos frequentemente.
- Tosse e espirre em seu cotovelo.
- Use lenços de papel para assoar o nariz e descartá-los após o uso.
- Não aperte a mão dos outros.
- Fique a 1,5 metros de distância de outras pessoas.
- Tome cuidado extra se tiver mais de 70 anos ou tiver problemas de saúde.
- Trabalhe em casa, se possível.
- Fique em casa se você tiver sintomas do tipo resfriado.
- Evite locais ocupados. Saia se não for possível ficar a 1,5 metros de distância.
Em caso de sintomas em viagem
Se tiver sintomas leves de resfriado, como espirros, dor de garganta, coriza, tosse levemente ou febre leve? Mantenha a calma e tome as mesmas precauções que tomaria se estivesse gripado, embora as seguintes medidas adicionais se apliquem, como limitar o contato com outras pessoas.
Se você tiver febre com sintomas respiratórios, incluindo tosse e falta de ar:
- Informe a recepção ou o anfitrião da sua estadia.
- Entre em contato com seu Seguro Viagem Obrigatório para buscar informações de atendimento.
Lembrando que, por ser uma pandemia, nem todas as seguradoras mantêm a cobertura quando confirmado o diagnóstico da doença.
A seguradora Assist Card informou que manterá a cobertura para despesas médicas hospitalares mesmo após o diagnóstico da doença.
Para entrar em contato com as autoridades de saúde holandesas, ligue para 0800-1351. Você ouvirá uma mensagem em holandês primeiro e em seguida uma mensagem em inglês.
Para mais informações, consulte o site do turismo I Amsterdam e Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM).
Boa noite, quem.quiser viajar para amesterdao no fim de julho apenas 4 dias para turismo tem de fazer quarentena obrigatoria? Obrigada
Bom dia! Tenho uma viagem marcada para Amsterdam, posteriormente Berlim, Praga, Budapeste e Viena; com minha esposa na última semana de agosto. Será possível realizá-la? Nosso motivo é realmente turismo.
Oi Thiago. Até 15 de junho as fronteiras estão fechadas para não residentes. Estamos esperando atualização para saber como será desta data em diante. Manterei o post informado, assim que tiver atualizações. Abraços.