Storytelling é a arte de contar e desenvolver histórias utilizando técnicas que facilitam a conexão do ouvinte com o narrador. Sabendo contar histórias de forma assertiva, mesmo que o assunto já esteja saturado, a diferente narrativa gerará interesse do ouvinte.
“Histórias lidas no momento certo jamais o abandonam. Você pode esquecer o autor ou o título. Pode até não lembrar precisamente o que aconteceu. Mas se você se identifica com uma história, ela continua com você para sempre.” Neil Gaiman
Para quem busca ser um bom orador e negociador, é importante aprofundar o estudo sobre storytelling entendendo um formato antigo na arte de contar histórias chamado “A Jornada do Herói”. Esse formato surgiu a partir da análise de Joseph Campbell, em seu livro O Herói das Mil Faces, e sofreu algumas adaptações com o tempo. Tal conceito é usado frequentemente no cinema e na literatura, como pode ser visto em clássicos como “O Rei Leão”, “Harry Potter”, “O Náufrago”.
Storytelling | Passo a passo da técnica de contar histórias da Jornada do Herói:
1. Mundo comum: onde é descrito o início da história antes da jornada começar, geralmente um mundo que se conecta com a audiência;
2. Chamado para a aventura: quando um desafio ou uma aventura se apresenta para o personagem;
3. Recusa do chamado: neste momento o personagem recusa atender o chamado por medo ou dificuldade;
4. Encontro com o mentor: o personagem encontra um mentor que o estimula e o orienta a seguir a aventura;
5. Travessia para o novo mundo: quando o personagem começa seu processo de mudança;
6. Momento de testes e aliados: o personagem se ver desafiado e encontra aliados ao longo do caminho;
7. Aproximação do novo mundo: o personagem vence os primeiros testes e ganha confiança neste primeiro contato com a aventura;
8. Prova traumática: o momento desafiador da aventura, onde uma prova traumática decisiva acontece;
9. Recompensa: o personagem vence a prova traumática e ganha seu reconhecimento;
10. Caminho de volta: retorno do personagem ao mundo comum, onde iniciou a jornada;
11. Ressurreição do herói: outro teste final ocorre e chega a hora do personagem usar o que aprendeu na prova traumática;
12. Retorno do herói com o elixir: o personagem volta ao mundo comum como um herói e com conhecimento para ajudar a todos.
Diversas são as formas de aplicar o storytelling em nossa narrativa, inclusive em trabalhos digitais. Quem cria conteúdo com o foco em ensinar ou motivar tem como objetivo compartilhar conhecimento adquirido, visando ser um facilitador no caminho de sua audiência, ou seja, o “herói”. Por isso, a importância de conhecer técnicas de storytelling para maior conexão e facilidade na comunicação.
Dada a importância do assunto, no e-book que lancei recentemente sobre como ter um negócio digital “Profissionalize seu sonho”, tem um capítulo dedicado ao tema: “Seja um contador de histórias reais: use o storytelling a seu favor”. Saiba mais em: Como ter um negócio digital? | Profissionalize seu sonho
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